Cabelo Divo: Djeissica Barbosa

Olá Afrolovers! Bem-vindas à segunda edição do Cabelo Divo!

Hoje, o Afromance mostra-vos a conversa que teve com a linda Djeissica Barbosa. Ela é a atual Miss São Tomé Príncipe, representou a nação são-tomense no concurso de Miss Mundo em Londres, e além dos trabalhos que faz como modelo, está a tirar o curso de Comunicação Social e Cultural na Universidade Católica, em Lisboa. Uma mulher de muitos talentos! E além disso, destaca-se pelo seu afro que cativa tudo e todos... Vamos conhecer então um pouco mais da Djeissica e da história da sua juba :)


Foto: Pedro Miranda

Afromance-Olá Djeissica! É um prazer enorme ter-te aqui no Afromance! Agradecemos imenso por aceitares o nosso convite! És manequim, Miss São Tomé e Príncipe e representaste recentemente São Tomé no concurso de Miss Mundo. Como foi que tudo isto aconteceu?

Djeissica-Obrigada eu. A minha carreira como modelo começou em São Tomé e Príncipe, quando tinha apenas 15 anos. A minha participação no concurso Miss STP foi mais algo do género:  "Vou arriscar. Não tenho nada a perder!"

Afromance- Fala-nos da tua relação com o teu cabelo… Sempre gostaste dele ou nem por isso? Como foi essa relação na tua infância?

Djeissica- (Risos). Eu era aquela menina que não gostava de trançar o cabelo. Chorava muito. Para não dar trabalho fiz relaxamento pela primeira vez aos 9/ 10 anos.  Mas agora é diferente: aprendi a gostar e a valorizar o meu cabelo.

Foto: Pedro Miranda


Afromance-És uma modelo e uma Miss com cabelo afro… Ainda é algo pouco usual. O que pensas acerca disto?

Djeissica- Sim, é verdade... Para o concurso Miss Mundo estava a pensar em usar o meu afro mas acabei por não o usar.  Para um evento desse nível o afro não seria o mais indicado, contudo na moda ultimamente é o que mais se destaca.


Afromance-Achas que o teu cabelo influencia quando te escolhem para trabalhos?

Djeissica- Muito!! O afro passou a ser a minha imagem de marca. Por vezes na rua o pessoal só me reconhece pelo cabelo.

Afromance- Custa-te muito mudar o teu cabelo para um trabalho ou és tranquila em relação a isso?

Djeissica- Na verdade tento ao máximo que mantenham o meu afro, mas quando tem que ser, tem que ser.


Foto: Miss World


Afromance- Como costumas cuidar do teu cabelo? Podes contar-nos um pouco acerca da tua rotina capilar?

Djeissica- A minha mãe diz que por vezes quanto mais cuido mais complico. Isto para dizer que por vezes não precisamos de muitos produtos, de "fazer isto ou aquilo"... Temos é que ter os cuidados básicos. Tratar o cabelo com muito amor e carinho (risos)! Hidratar muito bem, pentear devagar, usar o óleo, máscaras, etc...

Afromance-Que penteados e produtos são os teus favoritos?

Djeissica- Adoro ver o meu cabelo o mais "selvagem" possível.  Como máscara uso uma da marca Collistar; o shampoo e amaciador uso da marca TRESemmé; o activador de cachos e o óleo da Sofn`free .

Afromance- Abordam-te muito por causa do teu afro? O que mais costumas ouvir?

 Djeissica- Um bocado de tudo! Desde "parece uma vassoura/ esfregona/ palmeira" a "que juba de leão" ou "que lindo"! (risos)

Foto: Paulo Nunes


Afromance-Há alguma coisa que nunca farias no teu cabelo? O quê?

Djeissica- Humm, não sei. Por vezes, tenho as minhas luas. Sei que perco um bocado por isso. Ora apetece-me isto, ora aquilo. Já fiz muitas asneiras com o meu cabelo.  Mas fazer o quê? A desculpa é: ele cresce!! (risos)

Afromance- Tens alguma inspiração cujo cabelo admires?

Djeissica- Quando era mais nova não usava afro: tinha vergonha. Comecei a soltar o meu cabelo quando vi uma mulata super confiante, com uns caracóis lindos!! A partir daí pensei que poderia fazer o mesmo. No meu caso, não foi uma celebridade a inspirar-me:  foi a Nicole, uma colega de turma.  

Foto: Pedro Miranda


Afromance- O que pensas em fazer futuramente na tua juba?

Djeissica- Ultimamente fiz uma asneira no meu cabelo; mais uma para a colecção. Por isso, depois de trançar vou tentar não fazer mais nada ao cabelo. Vou deixa-lo em paz para voltar ao que era.

Afromance- Obrigada mais uma vez, Djeissica! Foi óptimo ter-te aqui e desejamos-te as maiores felicidades. Para terminar, que conselhos e dicas queres deixar ás leitoras do Afromance?

Djeissica- Nunca devemos nos sentir inferiores nem envergonhadas pelo nosso cabelo! Se eu não gostar dele e não o valorizar, ninguém fará isso por mim. Devemos cuidar dele com muito amor e carinho"e ignorar as pessoas que fazem aqueles comentários desagradáveis.


Foto: Dário Paraíso



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual o meu tipo de cabelo?

Resenha de Produto | CANTU LEAVE-IN | By: Sofia

Penteado com Faixa Africana