Afro Maculino - Como Cuidar?

Olá Afrolovers!

O post de hoje será dedicado a um público muito especial: os homens! Pois é: os meninos queixaram-se da ausência de dicas para os seus afros, e aqui estamos nós para dar alguns conselhos. Afinal, os vossos pedidos são ordens para nós, hehehehehe.
Atualmente, temos visto cada vez mais homens africanos (ou de origens africanas) a ostentarem grandes afros por aí. Como sabem, esta moda não é propriamente nova: nos anos 60 e 70 era comum ver-se isto, fazendo parte do estilo "Black Power" que estava muito in voga na altura. Agora, são cada vez mais os que estão a voltar a esta tendência, tal como acontece com as mulheres.
No caso masculino, não se pode falar propriamente num "regresso ao natural" já que estes na sua grande maioria nunca alisaram o cabelo, embora alguns o façam. Mas o padrão é usar o cabelo curtinho, como sabemos. Agora, os homens têm vindo a brindar-nos com uns maravilhosos e grandes afros, o que nós simplesmente adoramos!



Vamos então às dicas!


Como já foi dito em relação ao cabelo feminino, o cabelo africano é um cabelo que necessita de alguns cuidados especiais, devido à sua natureza seca e frágil. O cuidado mais básico é então a hidratação, embora nesse campo os homens saiam a ganhar, pois o cabelo deles tem naturalmente mais oleosidade do que as mulheres. Curioso, não é? Mas não chega. Deve usar-se e abusar-se das máscaras hidratantes e dos amaciadores; estes últimos são muito importantes depois das lavagens, embora muitos homens achem-nos desnecessários. E deve evitar-se as lavagens com água quente, como já foi dito várias vezes aqui no blog. Depois da lavagem, aconselhamos um creme de pentear específico ao cabelo crespo, para definir e modelar mais o cabelo.





 Lembrem-se sempre de verificar se os produtos utilizados são realmente apropriados ao vosso tipo de cabelo, consultando os rótulos nas embalagens. Se possível, procurem produtos com componentes como a elastina e proteína do leite na fórmula: são muito bons para esse tipo de cabelo.~

Para aqueles que gostam de usar bonés e/ou chapéus, lembrem-se que nos dias mais quentes, estes podem fazer que o cabelo fique mais "amassado" ou com "ondas" aonde o boné/chapéu aperta.
As tranças são também óptimas para se usar como estilo protetivo ou simplesmente para dar aquele toque especial ao cabelo.


Na hora de cortar, é sempre bom evitar navalhas e tesouras dentadas, pois estas são próprias para desfiar os fios e como o cabelo afro já tem uma estrutura mais encorpada, isso vai fazer com que o "frizz" fique ainda maior. Além disso, quando o cabelo é muito crespo as navalhas provocam pontas duplas e dão um aspecto mais ressecado ao cabelo.



E pronto, é isto! Agora já não têm desculpa para alisar ou raspar o vosso cabelo natural, a não ser que gostem, claro. Para terminar, vale dizer que se tiverem dúvidas podem procurar ajuda profissional em cabeleireiros: lá podem fazer tratamentos e cortar de forma adequada. Se gostaram do post, ou tiverem dúvidas e sugestões, comentem aqui em baixo, ou falem connosco no nosso Facebook Oficial e através do email afromanceblog@gmail.com.

Tratem bem de vocês e vão ver que vale a pena: adoramos ver um homem com um afro bem cuidado :)
Mil beijos!






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual o meu tipo de cabelo?

Resenha de Produto | CANTU LEAVE-IN | By: Sofia

Penteado com Faixa Africana