Hidratação, Nutrição ou Reconstrução?
Olá pessoal! Tudo bem? :)
Hoje venho falar-vos de algo que ainda causa alguma confusão a muita gente.
Já ouvimos falar muitas vezes de hidratação, nutrição e reconstrução capilar. Mas será que sabemos qual o significado disto? Ainda existem muitas pessoas que tendem a pensar que é tudo a mesma coisa, mas a verdade é que se tratam de procedimentos distintos.
Vejamos:
Hidratação- como o próprio nome indica, é um processo que tem como objetivo hidratar os fios capilares; vai-se repor a água e humidade do cabelo, trazendo a maciez, maleabilidade e suavidade. Conseguimos ver que o cabelo não está hidratado quando está sem brilho, armado, ressecado e embaraça mais facilmente. O nosso cabelo devido ao formato dos fios, tem tendência a ser mais seco por natureza. Podemos hidratar o cabelo com máscaras hidratantes próprias ou máscaras caseiras feitas com alimentos como abacate, mel, entre muitos outros.
Nutrição- já com a nutrição, o objetivo é repor os lípidos, isto é, a gordura e a oleosidade necessária aos fios. O nome mais comum para essa técnica é umectação, que já falamos aqui no blog. Se notarem que o vosso cabelo está desalinhado, com frizz ou poroso, o mais certo é estar a precisar de uma boa umectação; para isto, o ideal são os óleos vegetais, como o óleo de côco, de rícino, de oliveira, etc. Isto vai ajudar a dar brilho, força, vitalidade e a combater as pontas secas.
Reconstrução- esta técnica serve para reconstruir os fios e fortalecê-los, devolvendo a massa, proteína ou aminoácidos perdidos diariamente ou com processos químicos. Nota-se que o cabelo precisa quando este fica fino, quebradiço, com pontas duplas e elástico. Usa-se principalmente a queratina para a reconstrução, que é um dos elementos que compõem o cabelo, mas que é perdido no dia-a-dia. Mas é necessário algum cuidado e não usar queratina excessivamente, pois isso pode fazer com que o cabelo fique rígido e parta. O aconselhável é fazer este tipo de tratamento a cada 15 dias (no mínimo) ou uma vez por mês. Depois de se fazer a recontrução com queratina, deve-se fazer uma boa hidratação para amaciar os fios.
E é isso, pessoal! De forma geral, essas são as principais diferenças entre estes três tipos de tratamento. Já consegues distingui-las? Esperamos que sim. Todas elas, quando bem organizadas (de preferência com o cronograma capilar) ajudam a tornar a nossa juba cada vez mais saudável!
Se tiveres dúvidas, comenta aqui em baixo, ou fala connosco através do Facebook e do email afromanceblog@gmail.com
Mil beijos!
Força na Juba!
Comentários
Enviar um comentário