Umectação Capilar

Olá Afros!!!

No post de hoje, vamos falar sobre umectação: algo essencial para o nosso cabelo afro!

O que é a umectação? A umectação consiste em humidificar o cabelo com diversos tipos de óleo, como por exemplo óleo de côco, óleo de abacate, óleo de amêndoa, óleo de rícino, azeite de oliveira, entre outros. Todos esses óleos têm que ser naturais e vegetais (extraídos diretamente das plantas).
A umectação é bastante importante para o cabelo afro porque é um cabelo muito seco, e os óleos dão uma ajudinha extra hidratando, nutrindo, combatendo o frizz, dando brilho e maciez ao cabelo: é um processo com muitos benefícios! Pode ser feito de duas formas: podemos aplicar o óleo no cabelo, colocar uma touca e dormir com o óleo no cabelo até a manhã seguinte, lavando-o em seguida; ou então podemos apenas deixar o óleo atuar durante algum tempo antes da lavagem normal. As duas formas funcionam; é uma questão de fazermos como preferirmos.

Agora irei falar-vos um pouco sobre uma umectação que fiz há alguns dias em casa, já que achei que o meu cabelo estava a precisar.
Vivo atualmente em Lisboa (Portugal) e neste momento estamos na estação de Outono, o que significa que o tempo já é frio, ainda por cima com o Inverno tão próximo. Com o tempo assim frio, a minha pele e o meu cabelo têm tendência a ficarem cada vez mais secos, e isso faz com que o meu couro cabeludo fique cada vez mais ressecado e comece a “estalar” criando umas partículas brancas semelhantes á caspa. Tenho então que recorrer a alguns pequenos truques para combater o ressecamento da minha juba. E os óleos são simplesmente maravilhosos para este tipo de tratamento! Podemos usar e abusar deles porque só fazem bem ao nosso tipo de cabelo, que é seco por natureza.


O que usei:
-óleo de côco natural (não refinado). Pode encontrar-se em qualquer ervanária; este comprei no Centro Comercial Babilónia, na Amadora.
-azeite de oliveira virgem. Conseguimos encontrar facilmente em qualquer supermercado, mas temos que ter atenção ao rótulo porque o azeite deve ser virgem; este comprei no Pingo Doce.



Como fiz:
Tirei duas colheres de sopa de cada um e misturei num recipiente pequeno. Claro que a quantidade também varia de acordo com a quantidade de cabelo de cada um; no meu caso, foi o suficiente.
Comecei depois a aplicar a mistura por todo o couro cabeludo com a mão, e a massagear suavemente. Passei a aplicar também pelo comprimento dos fios, até às pontas. Coloquei uma touca e deixei atuar por umas duas horas, para o cabelo conseguir absorver bem o óleo. Em seguida, lavei o cabelo com shampoo normalmente, desembaracei e deixei secar ao natural. 






Resultados:
Nos dias seguintes, notei realmente que o meu cabelo estava menos seco e mais macio. E também já não “descascava” como antes; ou seja: o balanço é positivo!
Espero que tenham gostado e que tenha ajudado de alguma forma. Se fizerem esta umectação, contem-nos os vossos resultados e o que acharam.


Mil beijos,

Sofia! 

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Uma duvida!...lava-se o cabelo apenas com o shampoo? Ou pode-se usar conditioner tambem? Ou depende do tipo do cabelo?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Qual o meu tipo de cabelo?

Resenha de Produto | CANTU LEAVE-IN | By: Sofia

Penteado com Faixa Africana