GEL DE LINHAÇA | A minha experiência

Hello Hello!
Bem-vindas a mais um post do Afromance :)
Hoje venho partilhar convosco mais uma experiência capilar, lol. Desta vez, é sobre o gel de linhaça !

Se és do "team naturalista", quase de certeza que já ouviste falar das propriedades das sementes de linhaça no nosso cabelo. Em todo o mundo, muitas meninas com cabelo crespo já aderiram á linhaça como uma aliada poderosa da nossa juba. Mas hoje venho contar-vos a MINHA experiência, já que como dissemos em outras ocasiões, o objetivo do Afromance é partilhar as nossas experiências convosco, com resultados reais.
Agora, umas pequenas informações. Para quem não sabe, a linhaça é rica em:
  • vitaminas
  • minerais;
  • fibra;
  • fitoquímicos;
  • Ómega 3 e Ómega 6.
Estas sementes apresentam propriedades bastante boas para a nossa saúde, e para o nosso cabelo também. Isto porque quando cozidas, as sementes libertam um "gel", que dizem fazer maravilhas aos cabelos crespos e cacheados. Eu já tinha ouvido falar muitooooo desse gel, e sempre quis experimentar mas infelizmente a preguiça fala mais alto e só agora consegui, rsrsrsrsrsrs!



Notas: 
  • As sementes de linhaça podem ser encontradas em supermercados, lojas de produtos naturais e ervanárias. As minhas comprei no Continente. Normalmente são muito baratas: eu comprei as minhas por 1 euro e qualquer coisa. Isso constitui uma vantagem: são extremamente económicas e uma alternativa aos leave-ins, cremes e géis mais caros.
  • Existem dois tipos de sementes de linhaça: as castanhas e as douradas. Eu experimentei a dourada, mas segundo os testemunhos de outras meninas que experimentaram as duas qualidades, a diferença entre ambas é mínima, senão inexistente. Algumas dizem que as sementes castanhas deixam um  odor ligeiramente mais forte, outras dizem não deixar odor algum. As minhas sementes douradas não deixaram cheiro e o gel ficou num tom amarelado. 
  • Depois de produzido, o gel pode ser conservado dentro de um recipiente no frigorífico até 8 dias. 
Como preparar:

Fazer o gel de linhaça é algo extremamente simples e rápido: não há muito que saber. Basicamente, o que temos a fazer é ferver a água numa panela com as sementes de linhaça lá dentro por 5 minutos, aproximadamente. As sementes vão começar a libertar o tal gel, e depois desses 5 minutos temos que coar, ainda quente, para um recipiente. Depois é necessário deixar esfriar. Eu só usei o gel depois de uns dias no frigorífico. 
Relativamente ás medidas: é aconselhável utilizar uma colher de sopa de linhaça por cada copo de água. Eu usei três colheres e por isso, três copos de água. O meu gel ficou meio líquido e por isso para a próxima vez irei usar um pouco menos de água, pois dizem que ajuda a dar mais consistência ao gel. Vai depender da preferência de cada uma.




Como aplicar:

Aplica-se o gel no cabelo molhado, como um finalizador normal. Dessa vez não fiz fitagem: apenas dividi o cabelo em secções e fui aplicando. Soube também que os resultados são melhores quando aplicamos um leave-in antes. Por isso, quem preferir, pode passar primeiro um pouco de creme leave-in e depois o gel de linhaça.




Resultados:


Fiquei satisfeita com os resultados: o cabelo ficou macio, brilhante e ficou mais definido do que estava á espera, já que nem cheguei a fazer a fitagem

Cabelo finalizado com o gel de linhaça



A única coisa que não me "convenceu" foi o frizz: muitas meninas dizem que o gel de linhaça ajuda a combater o frizz mas no meu caso, não se verificou isso. Mas é assim mesmo: cada cabelo é um cabelo e nem todos reagem da mesma forma! O frizz não me incomoda muito, para falar a verdade, então considero que a experiência foi positiva. 
Por isso, o gel de linhaça está:


APROVADÍSSIMO! 



E tu? Já experimentaste o gel de linhaça? Queres experimentar? Conta-nos tudo!
Comenta aqui em baixo, interage connosco no Facebook e no Instagram do Afromance.


Afrobeijos,
Sofia!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual o meu tipo de cabelo?

Resenha de Produto | CANTU LEAVE-IN | By: Sofia

Penteado com Faixa Africana