Como faço a FITAGEM | By: Sofia
Hello afros!
Cá está a vossa Sofia de volta, desta vez para vos dar uma dica de texturização dos fios. Sou frequentemente questionada acerca da forma como finalizo o cabelo e é disso que venho falar hoje.
Ora bem, eu uso uma técnica que não é nova e se calhar muitas de vocês estão fartas de ouvir falar e fazer: a fitagem. Quando comecei a fazer fitagem, fiquei super animada porque ajuda realmente o cabelo a ficar mais definido e com os cachos mais visíveis, daquele jeito que adoro! Mas nem sempre faço fitagem, porque atualmente tanto há dias em que me apetece ter o cabelo com frizz, bem “black power” mesmo, como existem dias que quero cachos sobre cachos sobre cachos, etc.
Vamos aprender então o que é isto de fitagem?
Fitagem é tal como tinha dito mais acima, uma técnica de texturização dos cabelos crespos e cacheados; basicamente, vai ajudar com que se formem mais cachos e que estes sejam mais definidos. Pode funcionar melhor ou pior consoante o tipo de cabelo que se tem; há cabelos em que a fitagem funciona melhor e há outros em que funcionam melhor outros tipos de texturização, como as tranças, os twists, e por aí fora. Não há nada como experimentar, certo?
Vou mostrar então COMO EU FAÇO A MINHA FITAGEM. Gente, eu vou mostrar a forma que EU faço porque há quem faça diferente; eu faço assim e funciona para o meu cabelo.
- O cabelo tem que estar húmido. Normalmente, faço depois de lavar. Mas se não quiserem lavar, por qualquer motivo, convém molharem o cabelo na mesma, e podem até recorrer a um borrifador com água, por exemplo.
- Passo sempre um óleo antes por todo o cabelo. Aqui usei o Óleo Maravilhoso de Argão e Camélia da linha GARNIER.
- Divido o cabelo por secções. Podem dividir em quatro ou cinco e irem dividindo cada vez mais, por exemplo.
- Aplico uma quantidade boa de creme de pentear. O meu favorito é o da CANTU, como já sabem. Resulta maravilhosamente comigo.
- Depois de passar o creme pela mecha de cabelo, vou penteando com os dedos e criando “fitas”; cada fita dessas vai-se transformar num cacho, por isso quanto menor a fita, menor o cacho, e vice-versa. Eu divido em fitas grandes e depois dividindo essas mesmas fitas.
- “Amasso” as fitas de baixo para cima, e por fim, deixo secar.
E pronto, depois de seco, o cabelo vai ficar mais definido e com menos frizz. Costumo também depois dar “o meu jeito” na juba, para dar mais volume, pois gosto dele assim.
Uma nota: tentem não aplicar muito creme na raiz do cabelo porque isso pode causar caspa, ok?
Espero que tenha sido clara a mostrar como faço a fitagem, e que resulte bem com vocês. Peço desculpas pela qualidade do vídeo mas não tenho nenhuma máquina profissional: fiz com a Webcam e com o telemóvel mesmo. Mas se alguém quiser me oferecer é só me contactar, rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs. Também não estou muito á vontade na parte dos vídeos, mas vou tentar aventurar-me mais nessa área
Experimentem, dêem o vosso feedback, comentem, deixem críticas e sugestões: é muito importante para nós. :)
Afrobeijos,
Sofia.
Contactos
Email: afromanceblog@gmail.com
Comentários
Enviar um comentário