6 mitos sobre o cabelo africano
Olá meninas e meninos! Como é que se sentem hoje?
Hoje vamos falar sobre os mitos acerca dos cabelos afro. Sabem
que voltar a ter o cabelo natural, exige não só alguma coragem como também alguns conhecimentos acerca do nosso cabelo. E
quantas vezes não damos connosco a pensar: “o meu cabelo não cresce”, “não dá
para fazer nada com ele”, “não é nada maleável","Deus bem que
podia nos ter dado um cabelo melhor", não é assim? Na verdade, o que sabemos sobre o nosso
cabelo? Vamos ver...
Mitos ou verdades?
- "O cabelo Natural não é um cabelo versátil.” Se achas que usar afro é a única saída para quem tem o cabelo natural, estás enganado(a)! Há tantos estilos bonitos e tão diferentes e criativos que se podem usar! Alguns exemplos são as traças, os twists, apanhados, rastas. Sim, e mesmo quando temos tranças, também podemos criar e combinar estilos. Quanto ao cabelo curto, não há problemas. Para realçar a tua beleza, usa brincos e outros acessórios que te adornem. Dão sempre a noção que estás diferente. Escova ou coloca um humidificador ou activador de caracóis que ficas impecável.
- “Tenho que usar obrigatoriamente pomadas.” Infelizmente, um grande número dos produtos vendidos para o nosso cabelo contêm produtos pouco saudáveis e impróprios para este tipo de cabelo. No mínimo, estranho! Em vez de cuidar, enchem o cabelo de gordura que gera o entupimento dos poros e sujidade. Nesse caso se puderem substituí-los por produtos naturais, tanto melhor. O cabelo não precisa de ficar embebido em óleo.
- “É difícil de manejar.” Se usares as mesmas técnicas que utilizavas para cabelo desfrisado, não vais obter bons resultados. São coisas diferentes. O primeiro passo é não tentar mudar o cabelo. Deixa que seja a textura do cabelo a ditar o que é preciso. Por exemplo, se o teu cabelo é muito crespo, o melhor é usar uma pequena dose de humidificador para além de uma boa hidratação; vais ver que ele responde bem. Não lutes contra o teu cabelo natural. Todos queremos que a experiência seja agradável.
- “Não cresce!” Tenho uma amiga que diz que "o nosso cabelo cresce para dentro". Achei graça porque na verdade ele encolhe muito. Uma proteção natural para nos proteger do sol africano. Afinal, o nosso estilo de vida anterior não permitia andar com o guarda-sol atrás. Temos de nos lembrar que o crescimento do cabelo depende de vários fatores: alimentação adequada, genética, cuidados capilares, uso de vitaminas... E porque não dizer paciência? Quantas vezes não dás por ti a dizer "cresceeeu"? Por mais que queiramos ter outro tipo de cabelo, cuidar do nosso é mesmo o melhor e quando nos sentimos bonitos, todo o mundo sente também.
- “O cabelo natural suporta tudo.” O nosso cabelo é sensível. Se não for tratado em condições adequadas, pode danificar-se. Pela tendência de ficar seco e criar nós, é necessário mantê-lo sempre cuidado. Na verdade, não é necessário ficarmos obssecados, frustrados ou mudar sempre de gama de tratamento. Cada cabelo natural deve ser cuidado de forma personalizada e adequada aos seus fios.
- "Não é atraente." Durante muitos anos, nós os africanos, fomos sobrecarregados com pensamentos, crenças e mitos de que não seriamos atraentes nunca. Começando pelo tom da pele, passando pelo nariz "abatatado", pelos lábios carnudos e terminando no tipo de cabelo. Hoje, com mais calma fomos vendo que não é assim. Todas as pessoas que não estejam bem cuidadas, aparentam não serem atraentes e o mesmo acontece com o nosso cabelo. Tem que ver com as nossas expectativas em relação ao que " os outros pensam de mim". Será que isso afeta o carinho que nutrimos por nós próprios?
Pensem nisto.
Um beijo grande para vocês :)
Olá meninas! Estou a amar as vossas dicas, vi-vos na RTP África e fui logo procurar o vosso blog.
ResponderEliminarMuitos beijinhos, continuem assim.
Ai que fofa!
EliminarObrigadaaaa! Ainda bem que gostas. No que puder ajudar-vos, estamos aqui :)